Brasileirão 2017 Série B: Tabela, Jogos, Classificação, Equipes Participantes

Brasileirão 2017 Série B: Tabela, Jogos, Classificação, Equipes Participantes
Rate this post

O Brasileirão 2017 Série B está previsto para começar no dia 6 de maio, com término em 25 de novembro. Ao todo, 20 equipes estarão competindo, que vale quatro vagas para a Série A de 2018. O sistema de disputa será o de pontos corridos, com a promoção de divisão sendo definida simplesmente pela classificação final, sem a necessidade de play-offs ou de outras fases classificatórias.

O regulamento do Brasileirão Série B consiste em 38 rodadas com dez jogos cada, com os confrontos sendo distribuídos durante a semana, às terças, sexta-feiras e sábados.

A Série B 2017 contará com a presença do Internacional, rebaixado pela primeira vez para o segundo nível do futebol brasileiro.  O centenário clube gaúcho terminou na 17ª posição no Brasileirão do ano passado, caindo de divisão de maneira inédita. Neste ano, o time ganhou o reforço do argentino D’Alessandro, que estava emprestado ao River Plate. O meia é um dos maiores jogadores da história do Internacional, tendo já vencido a Copa Sul-Americana de 2008 e a Taça Libertadores da América de 2010.

O Internacional é presença garantida na Série B 2017

A presença do clube colorado aumenta a quantidade de times do Rio Grande do Sul na competição, sendo o estado com mais representantes na disputa (três equipes ao todo, junto com Brasil de Pelotas e Juventude). Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Goiás possuem dois times cada. Rio Grande do Norte, Pará, Alagoas, Ceará e Mato Grosso também estarão presentes na competição.

Além do Internacional, outro clube que se destaca na Série B é o Náutico, de Pernambuco. No ano passado, o clube lutou bastante para conseguir o acesso, mas uma derrota em casa na última rodada deixou o Timbu na quinta posição. Em 2017, a competição terá a garantia de dois clássicos pernambucanos, pois o Santa Cruz estará na disputa após ter sido rebaixado na temporada anterior.

Figueirense e América-MG são os outros clubes que vieram da Série A após terem sido rebaixados. Eles enfrentarão uma forte concorrência, pois times como Ceará, Goiás e Criciúma não querem abrir uma longa sequência de temporadas na segunda divisão. Quem pode surpreender é o Londrina, sexto colocado no ano passado e que luta por uma inédita classificação para a elite do Campeonato Brasileiro.

Quatro times chegam à segunda divisão depois de terem garantido o acesso pela Série C. Após o rebaixamento em 2015, o Boa Esporte foi o campeão da terceirona no ano passado e está de volta à briga por uma vaga na elite. Junto com o time mineiro chega o Guarani, que retorna à Série B após quatro temporadas. O ABC de Natal e o Juventude completam o grupo de times que entram na disputa após passagem pela terceira divisão.

Tabela Brasileirão 2017 Série B

A tabela oficial ainda não foi divulgada e será disponibilizada assim que a Confederação Brasileira de Futebol confirmar a relação oficial de jogos.

Confira as equipes participantes da Série B do Brasileirão 2017:

Nordeste

Sul

Sudeste

Centro-Oeste

Norte

ABC (RN);

Ceará (CE);

CRB (AL);

Náutico e Santa Cruz (PE).

publicidade:

Internacional, Brasil de Pelotas e Juventude (RS);

Criciúma e Figueirense (SC);

Paraná e Londrina (PR).

Guarani e Oeste (SP);

América-MG e Boa Esporte (MG)

Goiás e Vila Nova (GO);

Luverdense (MT).

Paysandu (PA)

Regulamento Brasileiro 2017 Série B

O regulamento é o mesmo dos últimos anos. Desde 2006 a competição é disputada no formato de pontos corridos, no qual os os 20 times jogam entre si em dois turnos, totalizando 38 rodadas, definindo o campeão e os outros três times que sobem para a Série A do ano seguinte. Os quatro últimos colocados descem para a Série C.

Em cada partida, três pontos são dados ao vencedor, e nenhum ao perdedor. Em caso de empate, um ponto é dado a cada time.

Critérios de desempate Brasileirão 2017 Série B

O somatório de pontos define os melhores posicionados da competição. Em caso de dois ou mais times ficarem com a mesma quantidade, são usados os seguintes critérios de desempate:

1º – Maior número de vitórias;

2º – Maior saldo de gols;

3º – Maior quantidade de gols a favor;

4º – Confronto direto;

5º – Menor número de cartões vermelhos;

6º – Menor número de cartões amarelos;

7º – Sorteio.

Classificação Brasileirão 2017 Série B

A Série B 2017 terá início em maio. Saiba como foi a classificação final da edição 2016:

  1. Atlético-GO (76 pontos)

  2. Avaí (66)

  3. Vasco (65)

  4. Bahia (63)

  5. Náutico (60)

  6. Londrina (60)

  7. CRB (58)

  8. Criciúma (56)

  9. Luverdense (55)

  10. Ceará (54)

  11. Brasil de Pelotas (54)

  12. Vila Nova (53)

  13. Goiás (50)

  14. Paysandu (49)

  15. Paraná (41)

  16. Oeste (41)

  17. Joinville (40)

  18. Tupi (33)

  19. Bragantino (32)

  20. Sampaio Corrêa  (27)

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *